VA’A RIO 2014

LOCAL

Rio de janeiro

Site do Evento

→ http://www.vaario2014.com/

CATEGORIAS

Eventos
As delegações dos 19 países que estão no Rio de Janeiro para o Campeonato Mundial de Va´a (canoa polinésia) têm um importante compromisso nesta terça-feira (dia 12), no Estádio de Remo da Lagoa, local de largada e chegada das provas. A cerimônia de abertura está marcada para às 15h, reunindo cerca de 700 atletas convencionais e paraolímpicos. Além do tradicional desfile, haverá a uma apresentação de capoeira. As disputas do Mundial começam na quarta-feira (dia 13), a partir das 8h, com provas individuais (V1) e por equipes (V12). O Mundial termina no domingo (dia 17), com algumas finais transmitidas ao vivo pelo SporTV, das 10h às 12h.
 
O Mundial servirá como um importante teste para os Jogos Rio 2016, quando o Va´a será uma modalidade estreante no programa dos Jogos Paraolímpicos, com disputas no mesmo local.  
 
“Taiti, Nova Zelândia e Havaí são alguns países tradicionais na pratica de Va´a e trouxeram fortes equipes para o Rio de Janeiro. A nossa expectativa também fica por conta de delegações como Peru, Venezuela e Argentina, com pouca experiência na modalidade e que estão tendo a oportunidade de disputar o primeiro Mundial realizado na América do Sul. O Brasil tem a maior delegação e certamente vai querer fazer uma boa apresentação em casa. Teremos grandes disputas pela frente”, afirma  Lynda Roberts, diretora de prova no Mundial. “Como todos já sentiram no Batismo das Canoas, realizado sábado, trata-se de um esporte com um forte apelo cultural e com uma energia muito positiva”, acrescenta.
 
Entre os competidores, o clima já de ansiedade por conta da proximidade das disputas. Para o canoísta baiano Reginaldo William Birkbeck, de 23 anos, apontado como uma esperança de medalha para o Brasil entre os atletas convencionais, o objetivo é “remar bastante e chegar junto com os maiores competidores do mundo”. Ele vai competir em quatro provas: V1 500m open,  V6 500m e 1000m open e V12 500m open. Segundo Reginaldo, filho adotivo de Victoria Mary Birkbeck, de 62 anos, que também estará competindo, a sua performance evolui bastante desde o último Mundial, em Calgary, no Canadá, em 2012. “Passei a me dedicar bastante a esse tipo de canoa”, afirma.
 
Outro destaque do Brasil é Luis Carlos Cardoso, medalha ouro entre os atletas paraolímpicos no Campeonato  Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014, em Moscou, encerrado no último domingo. Ele conquistou o primeiro lugar do V1 A masculino, mesma prova em que tentará o título no Rio.  
 
Para o taitiano Patrick Virianu, que também vai competir entre os paraolímpicos, o Mundial tem um gostinho de revanche. No Mundial de Canoagem Velocidade, ano passado, na Alemanha, ele perdeu o ouro para o brasileiro Caio Ribeiro. Ambos vão se encontrar novamente na prova de V1 LTA 200m. “Quero recuperar o título”, diz Patrick, que sagrou-se campeão mundial de Va´a em 2010, na Polônia.
 
Patrocinado pelo BNDES e com apoio do Sistema Unimed e Seguros Unimed, o Mundial terá 61 finais de provas individuais (V1) e por equipes (canoas para seis e 12 competidores). As cinco maiores delegações são as seguintes: Brasil, com 262 atletas; NovaZelãndia, com 98; Havaí, 93; Taiti, 75; e Austrália, 37.
 
 
Sobre o BNDES – Principal financiador de longo prazo da economia brasileira há 62 anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. Também apoia investimentos em educação, saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano, Atua por meio de financiamento, participação em empresas e apoio não reembolsável a projetos sociais, culturais e tecnológicos. Patrocinador oficial da canoagem brasileira desde 2011, o Banco já desembolsou R$ 14 milhões para a modalidade, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
 
Sobre a Unimed do Brasil – Fundada em 1975, a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas do Brasil – Unimed do Brasil é a maior cooperativa médica do mundo. Por meio de uma política comum, a Unimed do Brasil integra 360 cooperativas espalhadas em todo o país. Os princípios cooperativistas na valorização do trabalho médico fazem da Unimed a maior rede de assistência médica do país, com mais de 110 mil médicos cooperados ativos, que atendem mais de 19 milhões de clientes em 83% do território nacional.
 
Sobre a Seguros Unimed -  A Seguros Unimed iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de atender as demandas do Sistema Unimed, formado por 360 cooperativas, 110 mil médicos cooperados e 19 milhões de clientes em todo o Brasil. A Seguros  Unimed em números: 800 colaboradores; 25 Escritórios Regionais; 6 milhões de Clientes; R$ 1,5 bilhão de faturamento – crescimento de 27,2% em relação a 2012. A Seguros Unimed está entre as maiores do setor, sendo a 4ª em Saúde, 10ª em Vida, 16ª em Previdência Privada e 12ª em Odonto. Em 2013, iniciou suas atividades em seguros patrimoniais.
 
SERVIÇO
Campeonato Mundial de Va´a – Agenda
Dia 12 de agosto – Cerimônia de Abertura, às 15h
De 13 a 17 de agosto – disputas individuais (V1) e por equipes (V6 e e V12), a partir das 8h30h.
Local: Estádio de Remo da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 1.424, Rio de Janeiro).
Entrada franca