O que vem a ser Canoagem Descida?

Objetivo:

Demonstrar o controle do competidor sobre seu barco em águas rápidas (corredeiras) enquanto percorre uma pista pré-definida no menor tempo possível.

Provas em pistas abaixo da classe III de dificuldade são designadas corridas de rio e não de descida.

Pelas regras atuais da FIC (Federaçäo Internacional de Canoagem) as seis copas do mundo estão definidas em três clássicas e três de velocidade (sprint wildwater)

As classes de embarcações são padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Canoagem, conforme nos mostram as seguintes ilustrações:

• K1: Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 4,50 m, largura mínima no casco de 60 cm e o peso mínimo de 11 kg.

•C1: Canoa para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 4,30 m, largura mínima no casco de 70 cm e o peso mínimo de 12 kg.

•C2: Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 5 m, largura mínima no casco de 80 cm e o peso mínimo de 18 kg.

A Canoagem  de descida em corredeiras foi a 1ª modalidade a ser praticada no final da década de 70, mais precisamente em 1979.

Logo após foi introduzido por Leopoldo Ávila e Uwe Peter Kohnen, o 1º Kayak nacional, que foi o Kayak Turismo, praticado por poucos canoístas, que eram na maioria do Rio de Janeiro, como: Fernando Callado, Ronaldo Chiarelli, Mauro Villas, Pedro Mayal e outros.